O Homem que Matou Getúlio Vargas, Jô Soares

ISBN-13: 9788571648395
ISBN-10: 8571648395
Ano: 1999 
Páginas: 342
Editora: Companhia das Letras


Sinopse: Ele é o homem certo: formou-se numa escola de assassinos altamente conceituada, tem uma pontaria extraordinária e está sempre disposto a dar cabo dos tiranos que infestam o mundo. Mas sofre um problema crônico: é desastrado. Com ele não tem meio-termo: é tudo por um triz. Em 1914, por exemplo, na Europa, foi ele quem quase desencadeou a Primeira Guerra Mundial... E é sempre assim, negando fogo, que o anarquista Dimitri Borja Korozec participa ativamente de importantes episódios históricos e convive com estrelas como Mata Hari, Al Capone, Franklin Roosevelt e Getúlio Vargas, entre outros.

 “Nome: Dimitri Borja Korozec. Filiação: pai sérvio, mãe brasileira. Marca de nascença: seis dedos em cada mão. Ideologia: algo assim como uma espécie de anarquismo. Profissão: assassino. Vítimas preferenciais: líderes políticos.”

O livro é uma biografia fictícia de Dimitri Borja Korozec, um assassino anarquista, completamente desastrado e com seis dedos em cada mão. Isabel, a mãe de Dimitri, é filha de uma escrava negra e pai desconhecido, provavelmente Manuel do Nascimento Vargas, futuro pai de Getúlio Vargas. Quando o circo no qual Isabel trabalha como contorcionista passa uma temporada na Bósnia, ela conhece o anarquista Ivan Korozec e logo engravida. A gravidez não impede Isabel de continuar trabalhando como contorcionista no circo e provavelmente as contorções que sofreu na barriga da mãe sejam a causa da personalidade extremamente desastrada de Dimitri.
Filho de um anarquista Dimitri é criado com uma ideologia muito extrema. Para orgulho do pai, forma-se numa escola de assassinos e tem como objetivo de vida matar tiranos.
Só que...
A aptidão de Dimitri para acidentes o impede de ter êxito em todos os seus planos mirabolantes. A cada novo plano que ele faz, você já sabe que vai dar algo errado, mas o legal é ver como isso vai acontecer. Mas, será que o último plano dele vai dar certo? Você vai ter que ler para descobrir.
O ponto mais interessante do livro é ele incluir os fatos históricos mais importantes ocorridos no período no qual o livro se passa (de 1897 a 1954). Dimitri participa de fatos importantes como, por exemplo: conhece a dançarinha Mata Hari, é salvo pela cientista Marie Curie, participa como figurante em um filme de Hollywood, conhece o mafioso Al Capone, é preso no Brasil como comunista e vários outros eventos da História do Mundo e do Brasil que eu não vou contar aqui para não estragar o livro. O livro contém até algumas ilustrações e fotografias, o que dá um ar mais realista. Essa mistura de fatos históricos e ficção, faz com que o livro seja gostoso de ler e engraçado.
Como a própria sinopse do livro indica: “Com seu humor infalível, Jô Soares faz a biografia fictícia de um assassino especializado em tiro pela culatra. E mostra que às vezes a própria História – a verdadeira – parece coisa de humorista.”
Leiam e me contem nos comentários o que acharam do livro.

Gostou do livro? Então. clique aqui para comprá-lo.

Comentários