Se eu ficar, Gayle Forman

ISBN-13: 9788581635415

ISBN-10: 8581635415

Ano: 2013 

Páginas: 224

Editora: Novo Conceito

Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Sabe quando você lê a sinopse de um livro e pensa “Esse é aquele tipo de livro que destrói seu coração e te faz chorar durante um dia sem parar”? Sinto muito te dizer isso, mas esse livro não é Se eu ficar.
Quando vi o trailer do filme chorei e coloquei na cabeça que eu precisava ler o livro antes de ver o filme. O resultado foi que não me emocionei com nenhum dos dois. Não sei se foi expectativa demais ou sensibilidade de menos. Eu esperava que “Se eu ficar me” fizesse chorar como eu não chorava desde que li Um amor para recordar e A Esperança. E isso não aconteceu.
Até agora estou tentando entender onde as pessoas se emocionaram. Devo ser insensível ou muito lesada. 
O livro começa no meio da história (o acidente de carro), não dá tempo para você se afeiçoar aos personagens. Ao longo do livro, a personagem principal (Mia) vai se lembrando de acontecimentos passados sobre sua relação com seus pais, seu irmão, seus avós, sua melhor amiga e seu namorado, Adam. Isso é uma tentativa de criar esse vínculo com os personagens e até funciona em certa medida. Eu, pelo menos, adorei os pais dela (são meus personagens preferidos da história). O único problema é que como o acidente é o ponto inicial da história, não consegui me emocionar com a morte deles. 
E o que dizer sobre a relação dela com o Adam? A sensação que eu tive ao longo do livro é que a Mia não o ama. Ou melhor, a insegurança dela é tanta que não consegui entender quais eram os sentimentos envolvidos na relação dos dois. A autora tentou fazer aquela velha e batida fórmula da protagonista fraca e insegura que não entende porque o cara descolado da escola se apaixonou por ela. Os dois são fofos juntos, mas a tentativa de amor adolescente avassalador não deu certo. 
Apesar de a insegurança da personagem principal ser extremamente irritante, o amor dela pela música compensa toda a irritação. É lindo! Acho que foi o único assunto abordado pelo livro que funcionou como deveria. Me emocionei mais com a relação da Mia com seu violoncelo do que com o acidente. 
A forma como a Gayle Forman escreve não é ruim. O livro só poderia ter começado de outra forma e ter mais páginas. Cento e noventa e três páginas foram insuficientes para abordar tantos assuntos. Não dá para entender qual a mensagem principal do livro: se é a relação da família, o romance adolescente, a amor pela música ou como lidar como a morte. Na metade do livro eu já estava cansada daquele lenga-lenga e comecei a torcer para que a Mia decidisse se ia ou se ficava logo de uma vez. É muita informação passada de uma forma muito abrupta. 
Se eu ficar não é um livro ruim, mas também não é um livro bom. Acho que é um daqueles livros que a gente classifica como “Sei lá”. 
Leiam o livro e me digam se concordam comigo ou não. Quero a opinião de vocês.

Se interessou pelo livro? Então clique aqui para comprá-lo.

Comentários