sexta-feira, 14 de julho de 2017

As Esganadas, Jô Soares | Semana de Vídeo Todo Dia 6

ISBN-13: 9788535919752
ISBN-10: 8535919759
Ano: 2011
Páginas: 264
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Como ator e comediante, o Jô é um grande fazedor de tipos. Sabe como poucos construir um personagem, definí-lo com um detalhe e dar-lhe vida com graça e inteligência. Como autor, essa sua maestria se expande: os tipos são postos no mundo e, mais do que no mundo, numa trama — e o seu criador, eu quase escrevi Criador, pois não deixa de ser um trabalho de Deus, se solta. Toda a ficção do Jô é feita de grandes personagens envolvidos em grandes tramas.
Os tipos e a trama deste livro são especialmente engenhosos e através deles o autor nos dá um retrato saboroso do Rio de Janeiro no fim dos anos 1930 e começo do Estado Novo — o Rio das vedetes que davam e dos políticos que tomavam, das estrelas do rádio e das corridas de “baratinhas”. E nesse mundo em ebulição chega uma figura portuguesa, saída de um poema do Fernando Pessoa, para elucidar o estranho e terrível caso das gordas desaparecidas que…
Mas não vou revelar mais nada. Um dos prazeres da literatura policial é ir acompanhando o desvendar de uma trama, levados de revelação a revelação por alguém com a fórmula exata para nos enlevar — e enredar. No caso do Jô, quem nos guia é um autor que já provou seu domínio do gênero, e que aqui se supera na perfeita dosagem de invenção, humor e erudição que nos prende desde a primeira página, desde a epígrafe.
Prepare-se para ser enlevado e enredado, portanto. E prepare-se para outras sensações. Só posso dizer que a trama deixará você, ao mesmo tempo, horrorizado e com fome. E que depois da sua leitura os Pastéis de Santa Clara jamais significarão o mesmo.


Se interessou pelo livro? Então compre na Amazon utilizando este link  http://amzn.to/2uGFI32 e ajude a financiar o canal e o blog com uma parcela da sua compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário