Diário de Leitura Maratona do Desespero

Oi oi galera!
Conforme prometido, hoje vim contar para vocês como anda a Maratona do Desespero.
Para quem não viu o vídeo como a minha TBR, é só clicar aqui para conferir.
A maratona começou no dia 09/12 e té agora eu li dois livros e estou terminado o terceiro: Uma história de verão (finalizado), Vidas muito boas (finalizado) e Uma sombra ardente e brilhante (li até a página 206). Vou falar o que eu achei de cada livro bem rapidamente.

Uma história de verão, Pam Gonçalves


Analu vai passar as férias com os amigos na praia antes de se mudar para uma nova cidade para fazer faculdade. Tudo vai muito bem até que um ex que a machucou muito (e ainda meche muito com ela) reaparece fazendo a linha "volta o cão arrependido com o rabo entre as patas".  Analu fica dividida entre recomeçar essa história ou partir para um novo romance. Como se isso já não fosse suficiente, a garota ainda precisa lidar com os problemas de sua família que vive mais de aparências do que de união. 
O livro é super rápido de ler e me surpreendeu muito. A Pam levou sua história para um lado que não é muito comum nesses livros mais voltados para o público jovem. E eu adorei isso! É um saco quando os livros vão sempre para o mesmo lado, parace que a gente sempre está lendo a mesma coisa.
A Analu e o grupo de amigos dela me conquistou completamente! Em certos momentos eu confesso que quis matá-la, mas eu acho que todo mundo que já passou por uma decepção amorosa e teve que lidar com a volta do ex "cão arrependido" vai ao mesmo tempo se identificar com a Analu e querer matá-la. A resenha desse livro está programada para sair lá no canal dia 9 de janeiro, às 10:00.

Vidas muito boas, J. K. Rowling


No ano de 2008, J. K. Rowling foi convidada para ser paraninfa de uma turma de formandos da Universidade de Harvard e fez um discurso sobre as vantagens do fracasso e a importância da imaginação. E quem melhor do J. K. Rowling para falar desse tema?
Quem conhece a história da autora sabe que ela passou por maus bocados na vida: seu primeiro marido a espancava e ela já dependeu da ajuda do governo inglês para sobreviver. E foi ai que ela teve a ideia que mudou completamente sua vida : criou a história de um menino com óculos redondos e uma cicatriz em formato de raio, que dormia num armário embaixo da escada e que aos onze anos descobre que é um bruxo. 
E ela utiliza essa experiência com fracasso e imaginação para fazer um dicurso extremamente motivador. 

Uma sombra ardente e brilhante, Jessica Cluess


Henrietta Howel tem o poder de criar e manipular o fogo (na verdade ela inteira entra em chamas igual ao Tocha Humana). O único problema é que a sociedade não vê com bons olhos as bruxas e por isso ela esconde seus poderes. Para salvar seu melhor amigo, ela acaba se revelando e  tem certeza que vai ser morta, pois, apenas feiticeiros (todos eles homens) têm permissão de realizar magia. Para sua supresa ela não é morta e fica mais supresa ainda quando recebe a permissão de ser treinada como feiticeira. E ela vai ter que provar que as mulheres podem sim ser feiticeiras excelentes.
Até agora estou gostando de leitura, o único problema é que, em alguns apectos, esse livro se parece com muitos outros livros de fantasia que eu já li. Parece que a autora foi lendo determinados livros e anotando características que ela podia utilizar modificando um pouco e colocando na história. O livro até trás algumas coisas originais mas, como algumas coisas parecem "ctrl +c, ctrl +v"  de outras histórias, a mitologia que ela cria não parece fazer muito sentido. 
Além disso, o carater da protagonista parece mudar de uma hora para outra em certos momentos. Ao mesmo tempo em que ela se incomoda com a pobreza fora do domo mágico que protege parte da cidade, ela esconde coisas de seu mestre para não voltar para a pobreza. Está certo que ela teve uma vida dificl, mas isso não é motivo para ela mentir. 
Estou gostando da leitura, mas esses aspectos estão me incomodando um pouco. Vamos ver o que vou achar do livro no final.

Quem está participando da maratona comigo, me conta nos comentários o que leu até agora. 

Se você se interessou por um dos livros que eu mostrei nesse post, compre na Amazon utilizando este link http://amzn.to/2lr79gl e ajude a financiar o blog e o cnaal com uma parcela da sua compra.




Comentários