Sessão Pipoca

Maze Runner: A Cura Mortal


Antes de começar essa crítica preciso deixar claro que não li nenhum livro da trilogia Maze Runner antes de assistir ao filme. Inclusive, gostaria de convidar quem leu os livros e assistiu os filmes a deixar suas impressões nos comentários desse post. Já vi muita gente falando que os filmes são muito diferentes dos livros e gostaria da opinião de quem já leu.
Atenção: essa crítica contém spoilers para quem não assistiu Prova de Fogo!
Depois dos acontecimentos de Prova de Fogo, Thomas e seus amigos decidem acabar, de uma vez por todas, com a ameaça do CRUEL. O CRUEL ainda realiza testes em crianças (que, na verdade, são torturas) na busca por uma cura para o virus Fulgor. Contudo, para acabar com o CRUEL, eles precisam invadir a última cidade que sobrou.
O filme tem muitas cenas de ação (que são bem legais por sinal), mas senti falta, nos três filmes, de uma explicação de porque os testes nas crianças imunes foram executados daquela maneira e de como o vírus Fulgor se espalhou. Sem essa explicação nos filmes, achei que a parte científica ficou mal conectada. Desde o primeiro filme, eu não conseguia entender porque eles simplesmente não estudavam o sangue dessas crianças ou as estimulavam de outra forma (já que no primeiro filme há uma explicação para a escolha do labirinto), sem precisar apagar a memória delas e sem tortura.
Eu esperava que o último filme fosse ter uma explicação melhor das coisas que os dois primeiros deixaram soltas. O que aconteceu foi um filme de ação muito bom que transforma o protagonista num herói que, por algum motivo inexplicável, é valioso demais para o CRUEL. Quando a importância do Thomas para o CRUEL finalmente é esclarecida, o filme já está quase terminando e a revelação não adianta mais nada.
O filme é muito bom e funciona como entretenimento, mas, como na história há todo um pano de fundo científico, eu esperava que nos filmes isso ficasse mais claro. Espero que os livros expliquem melhor, pois sou muito curiosa para lê-los.


Porque assisti esse filme: Porque assisti os dois primeiro e gostei da proposta.
Diretor: Wes Balls
Gênero: Ação, Ficção-científica, Thriller
Duração: 142 min.
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação indicativa: 12 anos.
Correspondeu as minhas expectativas? Mais ou menos.
Uma cena: Thomas, Newt e Minho pulando de um prédio.
Personagens preferidos: Newt, Thomas, Brenda e Jorge.
Recomendo o filme? Sim.
Dicas para quem for assitir:
- Não faça como eu, leia os livros antes.
- Preste atenção na trilha sonora.

Comentários