Sessão Pipoca

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald


No final de Animais Fantásticos e onde habitam (a crítica do primeiro filme vocês podem ler clicando aqui) Gellert Grindelwald (Johnny Depp) foi capturado pelo MACUSA (Congresso Mágico dos Estados Unidos da América) com a ajuda de Newt Scamander (Eddie Redmayne). Contudo, ao ser transferido do MACUSA para o Ministério da Magia da Inglaterra, ele acaba escapando.
A primeira cena do filme é a fuga de Grindelwald e, através dela, a gente pode ter um vislumbre do que esperar do bruxo das trevas nos próximos filmes. Após fugir da prisão, Grindelwald vai para Paris e lá começa a reunir seus seguidores. 
Paralelamente a isso, Grindelwald, o Mistério da Magia da Inglaterra e o meio irmão de Leta Lestrange começam a procurar pelo Credence (Ezra Miller). Só que nem todos estão preocupados com o bem estar do garoto. Para quem não se lembra, o Credence é um bruxo que reprimiu seus poderes, se tornando um obscurial. Contudo, no primeiro filme é explicado que um obscurial não sobrevive mais de dez anos, o que faz do Credence um obscurial extremamente forte (e extremamente desejado por um bruxo das trevas sedento por poder). Além da sede de poder de Grindelwald outra ameaça ao Credence são todos os aurores da europa que querem matá-lo.
Depois do desfecho de Animais Fantásticos e onde habitam, o Credence conseguiu sobreviver mas acabou indo para num circo de aberrações. Em Os Crimes de Grindelwald ele e a Nagini (Claudia Kim) acabam conseguindo fugir desse circo e o Credence decidi ir atrás da sua mãe biológica. E é justamente isso que vai embolar a história e vai proporcionar um final completamenta inesperado que fez com que os potterheads ficassem chocados.
E como nosso amado protagonista (Newt Scamander) entra nessa história toda? Alvo Dumbledore (Jude Law) sabe o que Grindelwald pensa dos trouxas e qual o objetivo dele mas não pode lutar contra o bruxo das trevas (fiquem calmos que no final do filme a gente descobre o porque) e recruta o Newt para isso (e a gente aqui achando que o Dumbledore só fez isso com o Harry!). Antes de falar o que eu achei do filme, preciso informá-los que o Dumbledore sempre teve estilo!
O filme já começa de um jeito eletrizante e cheio de ação. A cena da fuga de Grindelwald é uma das mais legais do filme. Contudo, por causa da quantidade de personagens e das histórias de cada um (que precisam ser contadas) o filme acaba ficando um pouco confuso em algumas partes. A origem do Credence e quem são os pais dele dá um verdadeiro nó na nossa cabeça e o final do filme, apesar de parecer esclarecer isso (depois de ver o filme, assistam ao vídeo do Caldeirão Furtado sobre isso que eu vou deixar no final do post), faz com que a gente saia do cinema montando árvores genealógicas na cabeça.
As nossas amadas criaturas mágicas continuam tendo um papel importante no filme e o Newt continua tentando mostrar ao mundo bruxo como protegê-las. Dessa vez vamos conhecer criaturas novas, além de entender como o Newt encontra o Pássaro Trovão do primeiro filme. 
Sobre a Nagini (que fez com que todo mundo desse um berro assistindo o trailer final) achei que a personagem nesse filme foi insignificante (desculpem o termo). A Nagini quase não abre a boca durante o filme. Nesse filme ela ajuda o Credence e, como o foco é a origem dele, ainda não conseguimos saber muito sobre ela. Acredito que nos próximos filmes vamos poder conhecer mais sobre essa personagem. E sofrer com ela né gente! A mulher se transformou numa cobra pelo resto da vida e virou pet do Voldemort! 
Os efeitos especiais do filme estão incríveis e foram muito bem utilizados dentro do contexto das cenas. Não temos um monte de faíscas voando para o ar aleatoriamente, coisa que transformou Relíquias da Morte Parte 2 em uma chuva de papel picado. Os efeitos visuais dos feitiços além de serem bem inseridos nas cenas, foram bem pensados, como a cena de Grindelwald no cemitério deixa evidente.
O elenco está impecável! Novamente, o Eddie Redmayne trás um Newt Scamander carismático e fofo. Jude Law supreendeu como Dumbledore! Ele conseguiu ao mesmo tempo atuar dentro identidade do persongem construída  nos oito filmes da série Harry Potter e criar um Dumbledore dele. O elenco que já estava no primeiro filme continua incrível!
Polêmica, teu nome é Johnny Depp! Para quem não acompanhou, o ator que interpreta Gellert Grindelwald foi acusado de agressão física por sua ex esposa. Logo depois disso, ele foi anunciado no papel. Isso fez com que muitos potterheads ficassem indignados. Eu também fiquei. Mas posso falar uma coisa? Ele já havia sido contratado antes disso e imaginem o prejuizo que ia dar a multa rescisória? A denúncia de agressão existe, e isso a gente não pode esquecer. Mas eu não vou deixar de assistir um filme de um universo que eu adoro por causa de um ator. O elenco é incrível, a roteirista é incrível. Não é só o Johnny Depp que vai ganhar o meu dinheiro. 
Animais Fantástcios e onde habitam ainda é o meu preferido, mas Os Crimes de Grindelwald tem seu mérito por introduzir novos elementos na história, dialogar mais diretamente com o universo da série Harry Potter e deixar o espectador ansioso para o próximo filme.


Porque assisti esse filme: Porque sou fã do Mundo Mágico de J. K. Rowling e lerei/assistirei qualquer coisa que tiver o trabalho dela.
Diretor: David Yates
Gênero: Aventura, Família, Fantasia
Duração: 134 min.
Distribuidor: Warner Bros.
Classificação indicativa: 12 anos
Correspondeu as minhas expectativas? Sim. E o final me deixou chocada!
Uma cena: Nicolau Flamel se apresentando para o Jacob.
Personagens preferidos: Newt Scamander, Jacob e Dumbledore
Recomendo o filme? Muito!
Dicas para quem for assistir:
- Assista Animais Fantásticos e onde habitam antes.
- Se possível, leia os livros da série Harry Potter e assista aos filmes.
- Preste atenção nos figurinos (que estão maravilhosos)!
- Preste muita atenção aos detalhes.
- Prepare-se para ser surpreendido com um final totalmente inesperado!

Extras:

- Vídeo do Caldeirão Furado explicando a origem da Nagini:


- Vídeo, também do Caldeirão Furado, comparando Grindelwald e Voldemort:


- Vídeo (advinhem de quem? Caldeirão Furado!) explicando o final do filme (contém spoilers):







Comentários