Depois de você (Como eu era antes de você 2), Jojo Moyes

ISBN-13: 9788580578645
ISBN-10: 8580578647
Ano: 2016
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Intrínseca

Sinopse: Quando uma história termina, outra tem que começar.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.


Essa resenha pode conter spoilers para quem não leu Como eu era antes de você clique aqui para ler a resenha do primeiro livro.

Depois de você é uma publicação de 2016 da Editora Intrínseca e é a continuação de Como eu era antes de você.
Sabem quando a gente termina um livro super triste e fica se perguntando como os personagens ficaram depois de sofrer tanto?  A maioria dos autores não nos dá essa resposta por terem concebido o final da obra daquela maneira, o que faz com  que qualquer revelação sobre como os personagens ficaram depois do fim seja desnecessária. E se o autor passa uma mensagem forte no livro, geralmente falar como os personagens ficaram depois do desfecho da história acaba de fato estragando a relação de muitos leitores com a obra.
Quando li Como eu era antes de você eu me encantei pela história. O Will é apaixonado pela vida e ele simplesmente não consegue viver preso daquela forma, pois para ele isso não é viver. O ato que ele comete pode ser condenável na perspectiva de alguns, mas autora faz com que a gente compreenda perfeitamente  as motivações desse persongem. A gente sofre por ele estar daquela maneira, sofre pelo que ele quer fazer, mas não conseguimos condená-lo.
Ele e a Lou criam um vínculo muito especial, mas nem isso é capaz de faze-lo mudar de ideia. Ao invés disso ele transforma a vida da Lou. Com ele, ela aprende a valorizar cada momento e a viver intensamente. A relação dos dois foi breve, mas foi o suficiente para impactar completamente a vida da Lou.
Em Depois de você a Jojo Moys nos conta exatamente como estão os personagens depois de tudo que aconteceu no primeiro livro. Antes de comerçar a lê-lo eu me perguntava se havia a necessidade de uma continuação porque, por mais que Como eu era antes de você seja um romance em que um dos protagonistas morre, ele é um livro sobre a vida. A mensagem do livro e tão forte que talvez uma continuação poderia estragá-la.
Não estragou, mas eu ainda acho o primeiro livro mais forte e mais impactante.
Depois de você contém uma mensagem muito bonita sobre superação do luto e da depressão. É um livro que pode ajudar quem está passando por algo assim ou até mesmo aqueles que simplesmente querem dar um rumo na vida e não sabem como. No primeiro livro a Lou aprende a viver intensamente, neste ela aprende a parar de se sabotar e a dizer coisas como "não vou conseguir" ou "não vai dar certo". 
O livro não é uma continuação escrita apenas para ganhar mais dinheiro. Assim como no primeiro livro, a autora se preocupou com a mensagem que ela ia passar e em como ela poderia transformar a vida de alguém. É isso que faz com que Depois de você seja uma continuação que valha a pena de ser lida.
Além da Lou, os personagens que conhecemos no primeiro livro também estão na história e novos personagens ainda mais cativantes são inseridos na trama. E nenhum desses personagens são 'completos' (por falta de palavra melhor), todos eles vão aprendendo coisas novas e mudando suas atitudes durante a história. É uma história sobre crescimento, sobre mudanças. Ninguém é uma coisa só, todos nós vamos aprendendo e crescendo durante a vida; e a Jojo Moyes sabe mostrar isso muito bem.
Por fim, gostaria de dizer que Como eu era antes de você pode lido como um livro único caso você não queira ler as continuações (embora eu recomendo que você leia), mas se você ler Depois de você precisará ler o terceiro livro já que Depois de você termina de uma forma mais aberta.
Quem leu o livro, me conta nos comentários o que achou.

Comentários