Sessão Pipoca - Homem-Aranha: Longe de Casa

Homem-Aranha: Longe de Casa


Contém spoilers para quem não assisitiu Vingadores: Ultimato.

Homem-Aranha: Longe de Casa é o filme que encerra a Fase 3 do Universo Cinematográfico da Marvel. Enquanto Vingadores: Ultimato é o final épico da Fase 3, Homem-Aranha: Longe de Casa é o final leve e engraçado mas que, ao mesmo tempo, homenageia os sacríficos feitos em Ultimato (clique aqui para ler a crítica).
Peter (Tom Holland) está indo numa viagem de férias com Ned (Jacob Batalon), MJ (Zendaya) e o restante da turma e tudo que ele quer é descansar da vida de herói por algumas semanas. 
Mas criaturas elementais estão ameaçando a Terra e Nick Fury (Samuel L. Jackson) precisa da ajuda do teioso. Juntos, Petter e Mistério (Jake Gyllenhaal) vão tentar acabar com essas criaturas.
Mistério vem da Terra, mas de uma outra Terra. O estalo que trouxe todos de volta em Ultimato abriu brechas entre as várias dimensões do multiverso e os elementais que ameaçam a Terra de Peter já destruiram a Terra do Mistério e mataram toda a família dele. 
Durante todo o filme a lembrança do Tony Stark é muito forte. Ele deu sua vida para salvar o mundo e todos reconhecem esse sacrifício. Todos se perguntam quem será o próximo Homem de Ferro. Peter sente falta do antigo mentor e não sabe se está a altura de substituí-lo. Mas o Tony escolheu ajudar o Peter por um motivo que, na minha opinião, é o fato de que ele via muitas semelhanças entre ele e o garoto.
Apesar da saudade que Peter sente de Tony, Longe de Casa não é um filme triste, ao contrário, há um equílibrio bom entre cenas mais sérias e cenas engraçadas. Acho que talvez por isso o Homem-Aranha do Tom Holland tenha se tornado o meu preferido: ele conseguiu juntar muito bem a timidez do Peter com o humor do Homem-Aranha. Que bom que a bilheteria de Longe de Casa foi suficiente para que o acordo entre Marvel e Sony continue!
O filme brinca o tempo todo com o espectador e com as teorias dos fãs, trazendo várias referências a filmes do UCM, dos quadrinhos e até da trilogia dirigida por Sam Raimi. Quem é fã da Marvel e, principalmente, do Homem-Aranha vai gostar muito das referências do filme. 
Homem-Aranha: Longe de Casa entrega aquilo que propõe e faz todo sentido ele ser o último da Fase 3. Ele faz uma homenagem a trajétória do UCM até aqui e ao mesmo tempo encerra tudo que foi abordado. A Fase 4 vem aí e, mesmo com os anúncios já feitos (veja vídeo nos extras), ainda não dá para saber se teremos uma nova grande saga conectando todos os filmes e nem qual será ela. Há inúmeras teorias na internet, e Longe de Casa fala de duas delas.
Eu me diverti muito com Homem-Aranha: Longe de Casa. Depois de ficar em frangalhos de tanto chorar com Vingadores: Ultimato, foi um bom respiro. Se você ainda não assistiu, eu super recomendo! Seja você um fã do teioso ou não, você vai se divertir muito.


Porque assisti esse filme: Porque o filme encerra a Fase 3 da Marvel.
Diretor:  Jon Watts
Gênero: Ação, Aventura, Comédia
Duração: 130 min.
Distribuidor: Sony Pictures
Classificação indicativa: 10 anos
Correspondeu as minhas expectativas? Sim.
Uma cena: Peter no avião criando seu novo uniforme com uma trilha sonora muito especial ao fundo.
Personagens preferidos: Peter e MJ


Recomendo o filme? Muito!
Dicas para quem for assistir:
- Assista Homem-Aranha de Volta ao Lar antes.
- Assista Vingadores: Ultimato antes (se não você vai pegar spoilers).
- Se você tiver interesse em entender uma referência, acho legal assistir a trilogia dirigida por Sam Raimi caso você não tenha assistido. Ressalva: o terceiro filme é muito ruim (na minha opinião).
- ATENÇÃO: Longe de Casa tem duas pós-créditos.

Extras:

- Vídeo do canal onde eu falo todas as datas e projetos anunciados da Fase 4 do Universo Cinematrográfico da Marvel: 


- Vídeo do Omelete falando sobre 10 Easter Eggs de Longe de Casa:


- Crítica em vídeo, lá do canal, de Vingadores: Ultimato (sem spoilers):


- Crítica + Teorias, lá do canal, de Vingadores: Ultimato (com spoilers):



Comentários