Guerra Civil, Stuart Moore

ISBN-13: 9788542804126
ISBN-10: 8542804120
Ano: 2014
Páginas: 391
Editora: Novo Século

Sinopse: A épica história que provoca a separação do Universo Marvel! Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo. Quando uma trágica batalha deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark o Homem de Ferro é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica. Assim começa a Guerra Civil. 


Se você assistiu Capitão América: Guerra Civil aviso para tentar ler essa resenha sem ter o filme em mente. 
Após uma explosão matar mais de oitocentas pessoas, o governo dos Estados Unidos decide criar uma lei de registro para os super-heróis (e também super vilões). Essa lei diz que todos os super-heróis devem se registrar no governo e revelar sua identidade.  A lei prevê ainda que todos devem receber treinamento e agir de acordo com um protocolo previsto pelo governo. Aqueles que não quiserem se registrar serão presos e impedidos de utilizar seus poderes.
É ai que a confusão toda começa.
Tony Stark (Homem de Ferro) se torna o maior defensor dessa lei. Juntamente com Reed Richards (Senhor Fantástico), Tony desenvolve uma prisão na Zona Negativa especialmente para aqueles que não aderirem à lei. A S.H.I.E.L.D. é a responsável por aplicar essa lei, usando, por vezes, métodos muito questionáveis.
É claro que nem todos os super-heróis aderem à lei. Capitão América é um deles. Por acreditar que ela tira a liberdade dos heróis, Steve cria a Resistência. Vários super-heróis que também discordam da lei, e com a forma como ela é aplicada, entram para o grupo do Capitão.
O livro é muito tenso. Tony e o Capitão se questionam em vários momentos se estão tomando a decisão certa. Há algumas trocas de lado inesperadas. Se você, como eu, não leu os quadrinhos, prepare o seu coraçãozinho! 
O mais legal do livro é ver vários heróis da Marvel reunidos. Foi uma pena terem colocado poucos no filme. Apesar de ter dito para vocês não lerem essa resenha pensando no filme Capitão América: Guerra Civil, preciso dizer que, assim como no filme, no livro eu sou Time Capitão América. 
Como não li o quadrinho do qual o livro foi adaptado (ainda) não posso fazer uma comparação entre os dois. Fica aqui o pedido para quem leu o quadrinho e o livro se manifeste nos comentários e me diga se a adaptação foi boa.
No mais, o livro é uma ótima leitura para que os fãs dos quadrinhos tenham uma nova forma de explorar o universo dos nossos amados heróis.

Se interessou pelo livro? Então clique aqui para comprá-lo.

Comentários