Sessão Pipoca

Mentes Sombrias


Depois de muito procurarem um filme de distopia que fizesse tanto sucesso quanto Jogos Vorazes, acho que a tentativa finalmente deu certo!
Um roteiro bem amarrado e que respeita o livro no qual foi baseado; personagens carismáticos; efeitos especiais bem feitos; trilha sonora incrível e uma protagonista que não tem a mesma força de Katniss Everdeen, mas tem o mesmo carisma, fazem de Mentes Sombrias um futuro fenômeno do cinema.
Vamos à história do filme: Uma doença matou quase todas as crianças dos Estados Unidos e as que sobreviveram adquiram poderes que os adultos temem. O governo cria campos de trabalho forçado e leva essas crianças para lá. Para os pais e para a população em geral, o governo diz que as crianças estão em tratamento, mas, na realidade, elas são constantemente maltradas e humilhadas. A Ruby, a protagonista, é levada para um desses acampamentos aos dez anos e lá permanece por seis anos, até conseguir fugir. Durante o tempo em que viveu no acampamento, ela precisou esconder a real dimensão dos seus poderes para não ser assassinada. Durante a fuga, ela conhece outros três jovens que também estão fugindo de um acampamento (o Liam, o Bolota e a Suzume). Juntos os quatro vão para um lugar que eles acreditam ser seguro. Não posso contar mais nada a partir daqui porque senão darei spoilers do filme. Mas vocês podem esperar muitas cenas de perseguição, muitas coisas voando e explodindo, e muitas intrigas.
Uma dica: "O inimigo do meu inimigo é meu amigo". Será que é mesmo?
O filme  é baseado no livro Mentes Sombrias, da autora Alexandra Bracken (fiz resenha dele lá no canal e vou deixar o vídeo no fim desse post para vocês assistirem). Apesar de algumas pequenas alterações, achei o filme bem fiel ao livro. Fiquei muito aliviada, pois não levava muita fé que a adaptação seria bem feita, já que o filme é distribuido pela Fox. E a Fox é conhecida por destruir livros em suas adaptações, como por exemplo, Eragon e Percy Jackson. Mentes Sombrias tem pequenas mudanças, mas elas foram feitas apenas para dar mais dinâmica ao filme e fizeram sentido dentro da narrativa. 
Eu li o livro antes de ver o filme e achei que o filme até dá uma forcinha para nossa imaginação. Porque por mais que a gente consiga imaginar como esses poderes funcionam, vê-los no cinema faz a coisa tomar outra proporção. Faz o livro ficar até mais legal do que ele já é.
O final do filme é igual ao do livro, mas acrescenta uma cena que nos dá esperança para os próximos filmes. E que cena! Quem assistiu Jogos Vorazes vai identificar uma certa semelhança na cena (o que eu achei incrível!) Seria uma homenagem? Uma inspiração? E a cena ganha um grau maior de emoção, pois a protagonista de Mentes Sombrias, é a atriz Amandla Stenberg que fez a Rue de Jogos Vorazes.
Aproveitando que já falei dela, vamos comentar um pouco sobre Amandla Stenberg. Quando ela fez a Rue eu já fique encantada por ela. Além de fofa, ela conseguiu roubar a cena mesmo aparecendo pouco no filme. Não assisti Tudo e todas as coisas, então Mentes Sombrias foi o primeiro filme que ela protagonizou que eu assisti. E acho que podemos esperar grandes atuações dela. Vamos esperar os próximos filmes da série Mentes Sombrias e O ódio que você semeia para ver se estou certa.
Enfim, Mentes Sombrias é o primeiro filme de um série que tem bastante potencial para ser um sucesso. Basta os roteiristas continuarem fazendo o dever de casa e leren os livros antes de escreverem os roteios.


Porque assisti esse filme: Porque eu li o livro e gostei bastante.
Diretor: Jennifer Yuh Nelson
Gênero: Ficção-científica, Thriller
Duração: 105 min.
Distribuidor: 20th Century Fox
Classificação indicativa: 12 anos
Correspondeu as minhas expectativas? Sim. No quesito "adaptações literárias feitas pela Fox" superou as minhas expectativas.
Uma cena: A última (não posso contar mais sobre ela se não vai estragar a experiência de vocês).
Personagem preferido: Adorei todos do quarteto principal. Mas precisadestacar que a Ruby é uma personagem femina muito forte.


Recomendo o filme? Sim!
Dicas para quem for assistir:
- Leia o livro antes (resenha abaixo).
- Preste atenção na trilha sonora.
- Lembre-se: Mentes Sombrias é baseado no primeiro livro de uma série.


Alguns extras para vocês saberam um pouco mais sobre o filme

- Resenha do livro que eu fiz lá no canal:


- Trilha sonora do filme - Música Find Me, do DJ Sigma com a cantora Birdy:


- Triha sonora do filme - Música Revolution, da cantora Ruelle:



Comentários