Sessão Pipoca

Aquaman


Trago verdades: Mulher Maravilha e Aquaman salvaram a DC Comics do fracasso nos cinemas!
O filme conta a história de Arthur (Jason Momoa), filho de um humano com a rainha de Atlântida. Por ter traído o rei de Atlântida, a Rainha Atlanna (Nicole Kidman) foi jogada no fosso um lugar misterioso no oceano cheio de monstros cruéis. Arthur viveu na superfície com seu pai e foi treinado por Vulko (Willem Dafoe), um atlante amigo da rainha.
Quando os povos do oceano decidem declarar guerra à superfície liderados Orm (Patrick Wilson), meio irmão de Arthur e rei de Atlântida, Arthur recebe a visita de Mera (Amber Heard). Ela e Vulko acreditam que Arthur pode recuperar o tridente do primeiro rei de Atlântida e assumir o trono, pondo fim a guerra.
Arthur e Mera vão então em busca do tridente. Além de terem de desvendar uma série de pistas para encontrar a localização do tridente, os dois terão de escapar do Arraia Negra, o arqui-inimigo do Aquaman.
Mas o filme não se resume a um jogo de gato e rato.
É um filme no qual a gente conhece toda a história do personagem: como os pais dele se conheceram, o treinamento que recebeu de Vulko, a relação com o irmão, o surgimento da rixa com o Arraia Negra...
Confesso que depois do verdadeiro fiasco que foi Liga da Justiça (clique aqui para ler a crítica) eu não estava muito animada para assistir nenhum outro filme da DC que não fosse Mulher Maravilha. Por mais que o Aquaman tenha conseguido tirar leite de pedra no filme da Liga, eu estava com medo de ser outro fiasco.
Que bom que eu estava errada!
Aquaman tem cenas de ação muito bem feitas, personagens cativantes, um enredo bem feito e um visual espetacular. O enredo do filme seguiu a mesma linha do de Mulher Maravilha, e talvez por isso os dois filmes sejam tão bons: a gente acompanha o personagem desde o início, vai vendo ele evoluir contra todas as expectativas (incluindo as dele mesmo) e se tornar um grande herói. Combinem isso a um ator carismático como protagonista e temos um sucesso total!
As cenas embaixo d'água são um show a parte. É difícil até de descrever tamanha beleza. Vocês precisam assistir para entender. Só posso dizer que o filme não ficou nada artificial, parece mesmo que os atores estão no fundo do mar.
O filme também tem espaço para questões sérias, como os problemas ambientais. Toneladas de lixo e esgoto são jogadas no mar e nos rios diariamente no mundo todo. O filme mostra que uma hora isso será demais e nós perderemos algo tão precioso e belo. Precisamos ugentemente criar formas mais eficazes de acabar com toda essa poluição e dimuir os impactos negativos. Pode parecer que não faz diferença nenhuma, mas o papelzinho de bala que você joga na areia da praia já faz um estrago gigantescohumilde! Você gostaria que todos os dias alguém jogasse um lixo no chão da sua casa? O mar é nossa casa também.
O que filmes da DC que não foram tão bons, como Homem de Aço e Liga da Justiça, fizeram de errado (na minha humilde opinião) foi, no primeiro, transformar o protagonista num cara fortão que só fez escolhas erradas na luta contra seu inimigo e, no caso de Liga da Justiça, dar todo o destaque para esse mesmo personagem fortão que já está muito saturado de adaptações para o cinema e tv. 
O segredo de Mulher Maravilha e Aquaman foi apresentar os personagens como pessoas que podem errar e que estão aprendendo com esses erros. O filme Homem de Aço, por exemplo, mostra o Superman como um cara perfeito, então quando ele faz escolhas erradas dá a entender que toda essa perfeição nada mais é do que arrogância. 
Superman e Batman foram as grandes fontes de lucros da DC por muitos anos. Mas os tempos mudaram e agora finalmente chegou a vez das mulheres e do mestiço! E eles são muito melhores que o fortão e o ricasso!
Corram já para o cinema mais próximo para assistir Aquaman! Vale cada centavo do seu dinheiro e cada minuto do seu tempo!



Porque assisti esse filme: Assisti Liga da Justiça e achei o filme ruim. Mas o Aquaman conseguiu operar um milagre com o pouco de destaque que teve o que me fez querer assistir o filme dele, mesmo sem muitas expectativas.
Diretor: James Wan
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 145 min.
Distribuidor: Warner Bros.
Classificação indicativa: 12 anos
Correspondeu as minhas expectativas? Não! Superou as minhas expectativas!
Uma cena: Impossível escolher uma só! A do Arthur quando criança visitando o aquário, a cena em que vemos Atlântida pela primeira vez e as cenas de luta.
Personagens preferidos: Aquaman e Mera


Recomendo o filme? Sim! Sim! Sim!
Dicas para quem for assistir:
- ATENÇÃO: o filme tem uma cena pós-créditos.
- Preste atenção a trilha sonora (playlist nos extras abaixo) e nos figurinos impecáveis.
- O filme se passa depois de Liga da Justiça, então se você quiser assistir antes de ver Aquaman eu recomendo, apesar de não ser necessário para a compreensaõ da história.
- Fãs de Game of Thrones, por favor: Não façam comparações com Khal Drogo!

Extras:

Making of do filme:


- Trilha sonora do filme -  Everything I Need, de Skylar Grey:


- Trilha sonora completa no Spotify aqui . 

- Entendam um pouco mais sobre a Lenda de Atlântida clicando aqui.

Atlântida antes de sua queda




Comentários